Por:
| Atualizado em

Posso sacar o lucro do FGTS?

Tempo de leitura: 3 minutos

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um fundo criado pelo governo em parceria com a Caixa Econômica Federal com o objetivo de proteger os trabalhadores formais. Além de servir como uma espécie de poupança, o FGTS também gera lucros para os cotistas. 

O lucro FGTS é liberado anualmente pelo conselho curador do fundo, porém muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como ter acesso a esse dinheiro. Pensando nisso, separamos algumas informações básicas a respeito do assunto. Confiram! 

R$12,7 bilhões foram distribuídos para 132 milhões de contas
 

Em 2023, o conselho curador do FGTS, responsável por distribuir o valor entre os cotistas, aprovou a liberação de R$12,7 bilhões do lucro referentes ao ano anterior para serem distribuídos. 

Serão 132 milhões de contas que terão direito ao dinheiro extra. É importante ressaltar que o lucro do FGTS é proporcional ao saldo existente na conta do trabalhador.  O valor a ser recebido é calculado multiplicando o saldo da conta em 31 de dezembro de 2022 pelo índice de distribuição, que em 2022 foi de 0,02461511. 

Como consultar o lucro do FGTS?

Para verificar o saldo do FGTS  e o valor do lucro, você pode utilizar o aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para smartphones e tablets com sistemas Android e iOS. No aplicativo, você pode fazer o cadastro e senha para acessar todas as informações do seu FGTS, incluindo o saldo e o valor do lucro. 

Regras para sacar o saldo do lucro do FGTS
 

A distribuição do lucro do FGTS será realizada diretamente na conta do FGTS do trabalhador. Portanto, o valor do lucro não estará disponível para saque imediato. O saque do FGTS, incluindo o lucro, está sujeito às situações previstas em lei. Alguns exemplos de situações em que é possível sacar o FGTS são: 

- Compra de imóvel: o saldo do FGTS pode ser utilizado como entrada na compra de um imóvel. 
- Desastres naturais: em casos de calamidade pública, o trabalhador pode sacar parte do valor do FGTS.
-  Doenças graves: se o trabalhador ou seus dependentes diretos forem diagnosticados com doenças graves, é possível sacar o FGTS.
- Aposentadoria: ao se aposentar, o trabalhador tem direito a sacar o saldo completo do FGTS. 
- Trabalhadores com 70 anos ou mais: a partir dos 70 anos, o trabalhador pode sacar integralmente o valor do FGTS. 
- Saque aniversário: o trabalhador pode resgatar uma parte do saldo no mês do seu aniversário 

Faça a antecipação do saque aniversário do FGTS
 

A antecipação do Saque Aniversário é uma excelente maneira de tirar projetos do papel como colocar as finanças em dia, realizar uma viagem ou fazer uma reforma. 

Essa modalidade está  disponível para todos os brasileiros que possuem saldo e desejam sacar o FGTS em suas contas ativas e inativas. Aqui no Bmg, você pode solicitar a sua antecipação de saque aniversário direto no app, com uma taxa especial, e também pelo Whatsapp.