Por:
| Atualizado em

O que é empréstimo pessoal?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é e como funciona um empréstimo pessoal? Essa modalidade de crédito é muito utilizada e tem sido uma boa alternativa para muitas pessoas.

Isso porque ela acaba sendo mais simples do que outros serviços bancários que estão disponíveis nesse mercado financeiro.

Como o empréstimo pessoal funciona?


O empréstimo pessoal é um tipo de crédito fornecido para pessoa física, ou seja, uma quantia em dinheiro e que não há necessidade de uma garantia para conseguir o valor.

 


Dessa forma, a instituição financeira cobra juros mensais em troca, que são determinados em contrato.
Mas para isso, é preciso solicitar com uma empresa financeira ou um banco e verificar as opções, pois cada um pode oferecer diferentes tipos de empréstimos, formas de pagamento e valores das taxas.

Porém, antes de ser aprovado, o consumidor passa por uma análise de crédito para ver se ele tem realmente condições de quitar essa dívida que será criada.

Caso tudo esteja certo, então a pessoa poderá receber o valor que foi acordado em contrato, seja com um banco ou outra instituição financeira.

Por que pedir um empréstimo pessoal?

 

Existem muitas razões para uma pessoa pedir um empréstimo pessoal e o mais comum é em casos de emergência, em que o cliente não tem esse valor todo disponível em conta.

 

São situações como de estudos, para pagar um curso em uma universidade ou fazer um intercâmbio, por exemplo. Ou então para uma viagem importante, uma reforma necessária em casa, um tratamento médico, para investir em um negócio ou quitar dívidas e muitas outras questões.

Só que é fundamental, antes de pegar um empréstimo, avaliar bem a necessidade e se essa é a melhor solução, além de verificar as opções disponíveis e os valores de juros, se você consegue mesmo pagar mensalmente.

Banner_Emprestimo.png