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Telefones do INSS: confira os canais de atendimento

Tempo de leitura: 5 minutos

Descubra os telefones do INSS e outras maneiras de entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social.

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma instituição criada para garantir os direitos e atender as necessidades previdenciárias de seus contribuintes.

Por isso, muitos cidadãos procuram o auxílio do INSS diariamente para esclarecer dúvidas ou entender melhor sobre os pagamentos de seus benefícios.

Além das agências, o acesso aos canais de atendimento do INSS são frequentes e ajudam os beneficiários a encontrar com tranquilidade informações importantes sobre seus processos.  

Neste artigo, você conhecerá todos os canais de serviço do INSS disponíveis para esclarecer suas dúvidas e se proteger em caso de abordagens suspeitas. Continue lendo! 

O que é INSS?

O Instituto Nacional de Seguro Social é a instituição responsável pela administração, controle e pagamento de benefícios como a aposentadoria do INSS, pensões, auxílio maternidade, entre outros.

Ele possui um papel essencial no dia a dia de trabalhadores e beneficiários que contribuem para a previdência social, sendo um importante pilar para toda a população. 

O INSS também está associado ao empréstimo consignado, que é uma modalidade de crédito voltada principalmente para aposentados, pensionistas e titulares do BPC/LOAS.

Esse tipo de empréstimo é conhecido pelo desconto automático das parcelas direto no benefício do titular, bem como taxas mais baixas e prazo mais longo para pagamento.

Como falar com o INSS?

Pessoas que desejam falar com o INSS podem contatar através dos canais oficiais de atendimento, podendo ser presencialmente por meio das agências da Previdência Social espalhadas pelo país ou pela central telefônica.

Confira abaixo os principais:

Telefone do INSS

O telefone do INSS possuía uma linha específica de 0800, entretanto, esse número foi permanentemente desativado, dando lugar ao oficial 135.

Confira as opções habilitadas neste canal de atendimento:

Tecla 1: consulta de resultado da perícia médica
Tecla 2: entender sobre datas e locais de pagamento
Tecla 3: serviços diversos oferecidos pelo INSS
Tecla 4: ouvidoria, reclamações e sugestões
Tecla 0: atendimento humano

Acessando a tecla 0, é possível realizar agendamentos de perícias, solicitação de benefícios, emissão de certidões, entre outros serviços oferecidos pelo INSS. 

SMS do INSS

Através do número 280-41, beneficiários recebem informações sobre processos em andamento solicitados tanto no aplicativo meu INSS quanto na agência, ou por telefone.  É importante ressaltar que este número não envia links, por isso, suspeite de qualquer mensagem que tenha a opção de clicar em endereços eletrônicos. 

WhatsApp do INSS

O INSS não possui canais de atendimento via WhatsApp. Existe um canal específico no qual são enviadas dicas de segurança, informações sobre serviços e orientações gerais, porém, não para atendimentos. 

Fique atento a abordagens nesta plataforma que tenham o argumento de “atendimento do INSS via WhatsApp”, pois provavelmente trata-se de um golpe

→ Leia também: Saiba tudo sobre o aumento da aposentadoria 2025

Qual o horário de atendimento do INSS?

Nas agências do INSS, o atendimento é realizado mediante agendamento prévio feito através do aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Seu horário de funcionamento é das 7h às 13h. 

No caso do canal telefônico, o atendimento ocorre de segunda a sábado das 7h às 22h. 

Quais os serviços oferecidos pelo INSS? 

O INSS oferece diferentes tipos de serviços que variam desde o agendamento de perícias, a emissão de documentos.

Confira algumas das atividades que podem ser acessadas pela central 135. 

• Agendamento de pedidos de prorrogação de auxílio-doença
• Inscrição na Previdência Social
• Solicitação ou revisão de benefícios
• Emissão de CNIS
• Consulta de dados sobre perícia
• Consulta de informações sobre o andamento de processos

Confira aqui a lista completa de serviços do INSS.

Quem pode ser atendido pelo INSS?

Qualquer pessoa que tenha interesse em solicitar benefícios previdenciários, saber sobre o encaminhamento de seus pedidos e sejam segurados pela previdência podem fazer consultas nas centrais de atendimento do INSS.

Para ser atendido é simples: basta entrar em contato com a central telefônica no número 135 tendo em mãos informações como: CPF, data de nascimento, número do benefício, CNPJ/CPF do empregador e número do NIS/PIS ou NIT dependendo do tipo de solicitação. 

→ Leia também: Quem pode fazer empréstimo consignado?

O INSS manda mensagem no celular? 

Como mostrado anteriormente, o INSS possui um número oficial para o envio de mensagens relacionadas ao andamento de processos de pagamento e etapas de liberação do benefício.

Fora este cenário, é preciso estar atento a pessoas mal-intencionadas que se passam por agentes do INSS com o intuito de aplicar golpes.