Previdência Social: tudo o que você precisa saber
Tempo de leitura: 5 minutos
Descubra tudo sobre a Previdência Social: seu funcionamento, benefícios, regimes previdenciários e muito mais.
A previdência social é um dos principais benefícios dos trabalhadores. É ela quem garante proteção financeira em momentos de incapacidade, idade avançada ou outras situações que impeçam a continuidade do trabalho.
No entanto, apesar de ser um tema comum ao trabalhador, ainda desperta muitas dúvidas. Neste post, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a previdência social, como ela funciona, seus benefícios, os tipos de regimes previdenciários e o que mudou com a reforma da previdência.
O que é previdência social?
A previdência social é um sistema público que tem como objetivo garantir renda ao contribuinte ou aos seus dependentes quando ele não tem mais condições de trabalhar.
A previdência é destinada a trabalhadores que contribuíram com o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). A partir de uma contribuição mensal, os trabalhadores ganham direitos em algumas situações, como aposentadoria, invalidez, morte, desemprego involuntário, ou até mesmo a maternidade.
e forma resumida, podemos dizer que é uma forma de seguro que protege o cidadão contra os riscos sociais.
Como funciona a previdência?
A previdência funciona como uma poupança. Todos os meses, os trabalhadores realizam contribuições administradas pelo governo. Essas contribuições são usadas para pagar os benefícios daqueles que já estão aposentados ou em situação de necessidade. O valor que o contribuinte recebe como benefício vai depender de quanto e por quanto tempo ele contribuiu.
Quais os benefícios da previdência social?
O principal benefício da previdência social é a garantia de uma renda na aposentadoria ou em situações em que o trabalhador não pode continuar trabalhando. Além disso, os dependentes do contribuinte também podem ter direito a benefícios em caso de morte ou invalidez do mesmo.
Conheça os principais:
- Aposentadoria por idade, tempo de contribuição ou invalidez;
- Auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão;
- Pensão por morte ou pensão especial;
- Salário-maternidade ou salário-família;
- Pensão por morte.
O que é RGPS e RPPS?
A previdência social do é dividida entre dois pilares diferentes: o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e o RGPS (Regime Geral de Previdência Social). Muitas pessoas têm dúvidas a respeito da diferença entre esses dois regimes.
Confira abaixo:
O que é RGPS?
O RGPS (Regime Geral de Previdência Social) é o regime de previdência ao qual a maioria dos trabalhadores brasileiros está vinculada. Ele engloba trabalhadores assalariados ou autônomos, que contribuem mensalmente com uma porcentagem sobre seus salários.
O RPGS é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para onde são direcionados os valores arrecadados.
O que é RPPS?
O RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) é o regime previdenciário dos servidores públicos. Ele engloba tanto os servidores da União, quanto dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, desde que esses tenham instituído seu próprio regime de previdência.
O que aconteceu na reforma da previdência?
A reforma da previdência, aprovada em 2019, trouxe uma série de mudanças nas regras para a aposentadoria no Brasil. Confira as principais:
Introdução da idade mínima da aposentadoria
Após a reforma, foi estabelecida uma idade mínima para aposentadoria, com critérios específicos para homens e mulheres. Com as novas regras, a idade para mulheres se aposentarem passou a ser de 62 anos (com pelo menos 15 anos de contribuição) e para homens idade mínima de 65 anos (com pelo menos 20 anos de contribuição).
Mudança no cálculo
A reforma da previdência também alterou a fórmula de cálculo dos benefícios previdenciários. Anteriormente, o valor do benefício era calculado descartando 20% das contribuições mais baixas dos trabalhadores. Após a reforma, passou a considerar todo o histórico de contribuições.
Aposentadoria por tempo de contribuição
Com a reforma da previdência, a aposentadoria por tempo de contribuição foi extinta. A modalidade continua válida apenas para quem preencheu os requisitos até 12 de novembro de 2019. Em seu lugar, entrou a “regra dos pontos”, que considera a soma da idade e do tempo de contribuição.
Como entrar em contato com a Previdência Social?
Todos os trabalhadores podem entrar em contato com a Previdência Social por telefone, por meio do número 135. Na hora do atendimento basta informar o CPF para consultar os serviços disponíveis ou realizar agendamentos.
Leia também :
» O que é INSS?
» O que é PIB?
» Extrato bancário: para que serve e qual a importância de acessar?