O que é PIB: Saiba sua importância
Tempo de leitura: 6 minutos
Quer saber o que é PIB? Entenda sobre um dos principais indicadores de desenvolvimento da economia.
Muito se ouve falar sobre PIB. Mas afinal, o que é o PIB, para que serve e qual seu papel na economia? O Produto Interno Bruto, ou PIB, é como um "termômetro" econômico. Ele nos ajuda a entender como está a economia de uma região. Em poucas palavras, o PIB é a soma de todas as riquezas - coisas que produzimos e serviços que oferecemos - em uma determinada área e período.
Quer entender melhor? Confira tudo sobre PIB neste artigo completo.
Para que serve o PIB?
O PIB é uma das principais réguas usadas nos dias de hoje para saber como anda o desempenho de cidades, estados e países no que diz respeito a atividades econômicas.
Quando se faz o cálculo do PIB de uma região, é possível analisar o crescimento econômico, comparar o desenvolvimento de diferentes lugares e desenvolver planos de melhoria para a economia.
Cálculo do Produto Interno Bruto (PIB)
Para calcular o PIB é preciso levar em consideração algumas variáveis já que ele é a somatória de todos os bens e serviços produzidos por uma área geográfica em um determinado período de tempo.
Por exemplo: se um estado produz farinha de trigo e pão, o valor que entrará no cálculo será apenas do pão porque nele já está incluída a farinha de trigo.
Esses cuidados precisam ser tomados na hora do cálculo total para evitar que os mesmos produtos sejam contabilizados mais de uma vez, resultando em valores incorretos.
O que é levado em conta no cálculo do PIB?
Outra dúvida frequente é sobre o que é levado em conta no cálculo do PIB. A medição desse indicador pode ser conduzida de três maneiras distintas:
• Riqueza: é realizada a somatória de todas as produções feitas na área de análise. Nesse apanhado, é incluída a produção industrial, setor de serviços e agropecuária.
• Demanda: são somadas as despesas internas da população da área e o consumo de empresas governamentais e privadas. Investimentos, exportações e importações também entram na conta.
• Renda: salários, juros, aluguéis e lucros distribuídos fazem parte da somatória e contribuem para a análise de produtos consumidos e serviços prestados.
O que não é considerado no cálculo do PIB?
Por não se tratar de uma medida perfeita, alguns itens acabam não sendo considerados no cálculo do PIB. Confira quais são:
• Bens intermediários: produtos que entram na conta por meio do produto final. Ex: a farinha de trigo do pão.
• Bens que já existem: itens como casas só são inseridas no cálculo no momento de sua construção.
• Serviços não remunerados e atividades informais: serviços realizados sem pagamento explícito e atividades informais também escapam da contabilização, mesmo que contribuam para a economia.
O que é PIB real?
O PIB real é baseado em um cálculo feito com preços constantes, ou seja, é escolhido um ano específico para comparação do valor e não se leva em consideração a inflação ou deflação do período.
O que é PIB nominal?
O PIB nominal vai no sentido contrário do PIB real. Nele usam-se preços correntes, isso quer dizer que seu cálculo está baseado no ano de produção do produto e considera índices como inflação e deflação.
Quais as diferenças entre PIB real e nominal?
Tanto o PIB real quanto o nominal são extremamente importantes para analisar o desenvolvimento e comportamento da economia de um país.
Enquanto o cálculo do PIB real é utilizado para a avaliação do crescimento de produção da região e análises de desenvolvimento futuro, o cálculo do PIB nominal tem como foco entender as flutuações de preço do mercado e os possíveis impactos da inflação.
O que é PIB per capita?
Também conhecido como PIB por pessoa, o PIB per capita é o indicador do total de riquezas produzidas na área analisada, dividido pelo número de habitantes daquela região.
Ele pode ser pensado como um indicador de qualidade de vida da região analisada, pois quanto maior o PIB per capita da área, maior o padrão de vida populacional — mas há controvérsias quanto ao tema.
Qual o significado do crescimento do PIB?
O crescimento do Produto Interno Bruto de um país está relacionado diretamente ao desenvolvimento econômico. Quanto maior é o resultado de um determinado lugar, é possível determinar um avanço da economia e por consequência da oferta de trabalho da região, assim como o aumento da oferta de produtos e um possível controle da inflação.
Limitações do PIB
Apesar de estar conectado ao desenvolvimento da economia, o PIB não necessariamente impacta no crescimento de um local específico, pois é um cálculo que exclui aspectos como distribuição de renda ou questões de cunho social.
Outro fator que precisa ser levado em consideração durante a análise do PIB é a quantidade de população de uma região. Quanto mais pessoas em um país, menor é o PIB per capita daquela região, entretanto, a qualidade de vida ainda pode ser alta.