Por:
| Atualizado em

Fiz empréstimo do FGTS e fui demitido: e agora?

Tempo de leitura: 7 minutos

Tem algum empréstimo FGTS ativo e foi demitido nesse meio tempo? Leia o artigo completo e saiba o que fazer. 

A antecipação do saque-aniversário, conhecida também como empréstimo FGTS, pode ser uma ótima oportunidade para quem precisa de dinheiro extra para quitar dívidas, reformar casa, viajar ou outra necessidade financeira. 

Mas o que acontece se você for demitido nesse meio tempo? É normal que essa e outras dúvidas surjam quando empréstimos são realizados. Afinal, você precisa saber como quitar suas dívidas caso fique desempregado. 

No blog do Bmg, você vai entender de uma vez por todas como lidar com essa situação. Confira abaixo: 

Como funciona o empréstimo do FGTS?

O empréstimo FGTS nada mais é do que a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. 

Na prática, ele funciona assim: o trabalhador tem que optar pela modalidade “saque-aniversário” direto no aplicativo do FGTS. Depois, o empregado precisa autorizar que o banco tenha acesso à consulta do saldo de sua conta, para que seja feita uma análise de crédito. 

Em seguida, o trabalhador terá que acessar o aplicativo da instituição financeira para dar continuidade à contratação do empréstimo. No caso do Banco Bmg, basta seguir o passo a passo abaixo: 

• Na tela inicial do app (iOS ou Android), toque em “empréstimos”, localizado no menu inferior 
• Depois disso, vá em “saber mais” na seção “antecipação do saque-aniversário” 
• Em seguida, clique no botão “antecipar saque-aniversário” e siga as instruções solicitadas 


 

Por sua vez, o saque-aniversário nada mais é do que a possibilidade de o trabalhador receber anualmente, no mês do seu aniversário, uma parcela do seu saldo disponível na conta do FGTS. Clique aqui e saiba mais sobre essa modalidade. 

Como é feito o pagamento do empréstimo do FGTS? 

Ao contratar o empréstimo FGTS, o trabalhador receberá, em sua conta bancária, os valores antecipados do saque-aniversário tudo de uma só vez. Veja o exemplo abaixo: 

Rodrigo tem um saldo de R$ 15.000,00 em sua conta do FGTS e decide antecipar 5 anos do saque-aniversário. Com isso, ao finalizar todo processo de solicitação junto ao banco, ele receberá, de forma adiantada, os saques dos próximos cinco anos de uma só vez. Em contrapartida, seu saldo também ficará bloqueado pelo mesmo tempo, até que ele quite a dívida com a instituição financeira. 

É importante lembrar que o valor antecipado depende do saldo total que o trabalhador possui em sua conta. 

Já o pagamento do empréstimo FGTS ocorre anualmente, no mês do aniversário de quem contratou o crédito. No caso, a Caixa Econômica Federal transfere o valor da parcela de forma automática da conta FGTS do contratante para a instituição que emprestou o dinheiro. 

Isso significa que você fica livre de preocupação com boletos mensais para quitar o empréstimo, uma vez que valor da dívida é descontado automaticamente do saldo do fundo. 

→ Leia também: Posso solicitar empréstimo FGTS a partir de 100 reais?

Quem faz empréstimo do FGTS tem direito ao saque-aniversário?

A partir do momento que o trabalhador faz algum empréstimo FGTS, ele deixa de ter direito ao saque-aniversário, uma vez que o saldo fica retido

Isso ocorre porque as parcelas desse tipo de empréstimo são descontadas do saldo do FGTS e, para isso, é necessário que haja dinheiro por lá para servir como uma garantia de que a dívida será quitada com o banco. 

Dessa forma, o trabalhador só consegue ter acesso ao saque-aniversário novamente após quitar o empréstimo. 

Fiz empréstimo do FGTS e fui demitido: e agora?

Em casos de demissão, a dívida que o trabalhador assumiu com o banco deve ser quitada da mesma forma como se ele ainda estivesse empregado. 

Na prática, o saldo na conta do FGTS continuará sendo utilizado para o pagamento das parcelas, caso haja o valor suficiente para desconto. Mas você também pode contatar o banco e buscar uma possível renegociação, levando em consideração que o trabalhador não tenha saldo para desconto. Veja os dois cenários abaixo: 

Trabalhadores com saldo FGTS: para os trabalhadores que tenham saldo suficiente para quitar a dívida, basta continuar com o pagamento que ocorre de forma automática todo ano. 
Trabalhadores sem saldo FGTS: para os empregados sem saldo FGTS, outras alternativas são necessárias para que ocorra o pagamento do empréstimo, já que a conta do fundo não terá dinheiro suficiente para a parcela cobrada na data acordada. 

Caso seja demissão sem justa causa, é importante destacar que o trabalhador ainda tem direito à multa rescisória de 40% do FGTS, além do seguro-desemprego, dependendo do período trabalhado. 

Esses valores podem ajudar o contratante na renegociação com a instituição financeira, evitando que ele fique inadimplente. 

Confira abaixo algumas dicas que vão ajudar quem foi demitido e possui um empréstimo FGTS ativo. 

Como quitar o empréstimo do FGTS? 

Quando o trabalhador não possui saldo suficiente em sua conta FGTS para que a dívida seja quitada, ele precisará buscar outros meios, como: 

Antecipação da dívida 

Se possível, o empregado que for demitido sem justa causa poderá utilizar a multa rescisória do FGTS para antecipar as parcelas pendentes do empréstimo. Isso também vale por meio de outros recursos próprios, no caso de o trabalhador possuir alguma reserva de emergência. 

Com isso, há a possibilidade de renegociar a dívida e conseguir descontos junto à instituição financeira. 

Seguro-desemprego 

Em casos de demissão sem justa causa, o empregado pode ter direto a receber o seguro-desemprego, dependendo do tempo de casa. As parcelas podem chegar até 5 meses, caso ele tenha trabalhado por dois anos ou mais na mesma empresa. 

É recomendável que a pessoa utilize o benefício previdenciário para cobrir despesas essenciais, além de guardar uma parte do valor para pagar as parcelas que faltam do empréstimo FGTS. 

Seguro FGTS protegido 

Outra dica bem valiosa é o seguro FGTS protegido, que garante proteção e tranquilidade em casos de perda de renda ou morte do segurado. Clique aqui e confira mais informações sobre o seguro do Bmg.  

Qual banco antecipa 100 reais do FGTS?

A resposta para essa pergunta é: depende. Casa instituição financeira tem suas próprias regras quanto à antecipação do saque-aniversário. 

No caso do Bmg, você pode solicitar o empréstimo FGTS a partir de R$ 70,00, caso contrate direto no app do banco (iOS e Android), além de poder antecipar até 10 parcelas  do saque-aniversário.

Dessa forma, é possível que você tenha o dinheiro em mãos de forma rápida e sem burocracia, além de juros menores do que empréstimos mais tradicionais e sem comprometer sua renda mensal.

Abra aqui e saiba mais!