Crédito consciente: como praticar e melhorar sua vida financeira
Tempo de leitura: 5 minutos
Saiba as melhores dicas para praticar o crédito consciente, organizar suas finanças pessoais e escolher a opção mais vantajosa na hora de pedir crédito.
Colocar as contas na ponta do lápis e analisar as prioridades financeiras pode ser um cenário desafiador para muitas pessoas.
Por isso, neste artigo explicaremos o que é crédito consciente e como ele pode te ajudar no momento de realizar seu planejamento financeiro e se preparar para pedir crédito na praça. Continue a leitura!
Por que as pessoas se endividam?
De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o número de inadimplentes atingiu mais de 67 milhões de consumidores em agosto de 2024. Isso significa que quatro a cada dez brasileiros adultos estavam negativados no período.
Pouco planejamento, dificuldade na hora de elencar prioridades e o uso descontrolado do cartão de crédito são alguns fatores que contribuem para essa situação.
O que é crédito consciente e qual sua importância?
Por conta do cenário de endividamento crescente, práticas que aumentam o conhecimento da população em relação ao uso de crédito vêm sendo adotadas para auxiliar na melhora da saúde financeira.
A iniciativa de crédito consciente visa ajudar a melhorar a relação do público com o dinheiro, utilizando práticas de educação financeira. Esses aprendizados podem ser usados em momentos de solicitação de empréstimos, ajudando as pessoas a buscar pelas melhores opções disponíveis, realizar simulações e refletir com mais clareza para a tomada de decisão.
Como contratar crédito de forma consciente?
Para solicitar um empréstimo de maneira consciente é preciso ter boa visibilidade das finanças pessoais, entender quais são as limitações de pagamento, qual o tipo de parcelamento ideal e principalmente, se essa decisão é realmente relevante naquele momento.
Veja a seguir alguns pontos para serem levados em consideração durante a contratação de crédito de forma consciente.
Avalie sua situação financeira
Tenha um panorama geral das suas contas, gastos do dia a dia, parcelas de cartão de crédito e informações que possam ser consideradas importantes para o cálculo — como parcelas de imóveis, carros, etc.
Pesquise outras opções de crédito
Analise diferentes opções de crédito e encontre uma que esteja alinhada a sua realidade financeira.
Programe-se para pagar as parcelas
Faça simulações de quanto você pagará em cada opção de empréstimo e programe-se para adicionar o valor das parcelas a suas contas mensais.
Leia todas as condições
Leia atentamente todos os termos e condições para contratação do crédito. Em caso de dúvidas, pesquise na internet ou entre em contato com a instituição provedora de crédito.
Não contrate por impulso
Evite a todo custo solicitar empréstimos sem avaliar as condições e entender qual a melhor estratégia para não comprometer sua saúde financeira.
Acompanhe seu score de crédito
O score de crédito é uma pontuação importante na hora de pedir empréstimo pois quanto mais alto o indicador de bom consumidor, mais oportunidades podem ser oferecidas no momento da contratação de crédito.
Tenha uma reserva de emergência
Ter uma quantia guardada pode te auxiliar em situações de emergência e evitar que você se coloque em cenários que podem comprometer sua saúde financeira.
Aprenda mais sobre educação financeira
Hoje em dia é possível aprender sobre educação financeira em diversos tipos de formatos. Pesquise em plataformas de streaming, blogs como o do Bmg ou redes sociais e encontre conteúdos que podem te ajudar a organizar suas finanças.
→ Leia também: Saque-aniversário FGTS: saiba tudo sobre
O que analisar antes de fazer um empréstimo?
Confira alguns fatores que precisam ser analisados na hora de realizar um empréstimo:
Reputação da instituição financeira
Verifique se a instituição provedora de crédito está de acordo com as normas dos órgãos governamentais e se possui uma boa reputação entre os seus clientes. Uma maneira para avaliar essa questão é através de sites como o Reclame Aqui.
Canais de atendimento
Consulte os canais de atendimento e veja se a empresa possui espaços para negociação de dívidas e contatos de fácil acesso.
Condições gerais
Avalie com atenção as condições de parcelamento, taxas de juros e tarifas que podem ser cobradas na realização do empréstimo.
Simulações
Realize simulações em diferentes instituições para saber com clareza quanto vai pagar e quais oferecem as melhores condições para a sua realidade.
Aprender sobre crédito consciente poderá te auxiliar a sair das dívidas e a planejar com muito mais clareza objetivos para o futuro. Quer saber mais sobre crédito e educação financeira? Confira outros artigos de educação financeira no blog do Bmg.