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Como calcular salário líquido em 2025?

Tempo de leitura: 9 minutos

Descubra o jeito certo de realizar o cálculo do seu salário neste artigo!

Entender como funciona o salário assim como calculá-lo da forma correta pode ser um desafio para quem está entrando no mercado de trabalho agora e até para profissionais mais experientes.  

Compreender sobre taxas, descontos, contribuições obrigatórias e facultativas é essencial para entender o motivo do salário bruto e líquido ter variações de valor. 

A seguir, você vai aprender como cada um desses fatores pode influenciar no que você recebe de salário, como calcular o valor dependendo das regras e a importância desse conhecimento para organizar suas finanças. Boa leitura!

O que é salário líquido?

Quem é trabalhador formal (CLT) recebe mensalmente, junto com seu pagamento, um documento chamado holerite. Trata-se de um contracheque fornecido pelo empregador com várias informações a respeito dos ganhos e descontos do funcionário, como salário bruto e contribuições previdenciárias. 

Além disso, o holerite também possui o valor do salário líquido, que nada mais é do que o dinheiro depositado na conta do trabalhador após todas as deduções legais. 

Dentre os descontos mais conhecidos, temos a contribuição obrigatória ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).  

Outros descontos também podem ser incluídos no documento, como: 

• Vale-transporte 
• Plano de saúde 
• E contribuições a sindicatos (dependendo da decisão do trabalhador e da empresa) 

Qual a diferença entre salário líquido e bruto?

A principal diferença entre os salários bruto e líquido é que em um deles consta o valor total do salário do trabalhador (bruto) acordado com a empresa. Já o outro, que é a quantia que realmente cai na conta (líquido), apresenta o valor após serem aplicados todos os descontos. 

É muito importante ter noção sobre essa diferença para que, em momentos de contratação ou acordos salariais, o profissional saiba de fato quanto vai receber. Isso pode evitar que o funcionário crie expectativas e possa se organizar financeiramente de uma forma mais assertiva. 

Salário bruto

O salário bruto é o valor do salário antes da aplicação dos descontos. Essa informação está presente no contrato de trabalho e também no holerite (contracheque) fornecido mensalmente pelo setor de recursos humanos. 

Salário líquido

Enquanto isso, o salário líquido é o valor que cai na conta do trabalhador após a aplicação dos descontos. Esses dados também estão presentes no holerite e no extrato bancário da conta onde o dinheiro é depositado. 

Quais são os descontos do salário em 2025?

Como mencionamos anteriormente, o salário pode sofrer diferentes tipos de descontos obrigatórios e opcionais que dependem de regras pré-definidas pelo governo e órgãos públicos, como o INSS e a Receita Federal, decisão da empresa (vale-transporte e plano de saúde) ou do trabalhador (contribuição ao sindicato). 

A seguir você verá como funciona cada um deles:  

Contribuição ao INSS

A contribuição do INSS é um desconto obrigatório. Ela corresponde ao pagamento da previdência social e muda de acordo com o salário bruto recebido por cada trabalhador.  

Em 2025, a alíquota do INSS é essa: 

Salário bruto Alíquota Parcela a deduzir
Até R$ 1.518,00 7,5% -
De R$ 1.518,01 a R$ 2.793,88 9% R$ 22,77
De R$ 2.793,89 a R$ 4.190,83 12% R$ 106,59
De R$ 4.190,84 a R$ 8.157,81 14% R$ 190,40

Todos os anos o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) realiza a atualização do teto salarial, mas a regra se mantém a mesma: quanto maior o salário, maior a alíquota.  

Para calcular o desconto é preciso multiplicar o valor do salário bruto pela alíquota e subtrair pela parcela a deduzir.  

Vamos supor que um trabalhador recebe mensalmente um salário bruto de R$ 5 mil. Considerando esse valor e a faixa que ele se encaixa − entre R$ 4.190,84 e R$ 8.157,81 − sua alíquota do INSS é de 14%. 

• R$ 5.000 (salário) x 0,14 (alíquota) = R$ 700 
• R$ 700 - R$ 190,40 (parcela a deduzir) = R$ 509,60 

Neste caso, o valor descontado de INSS desse trabalhador é de R$ 509,60. 

→ Leia também: Como funciona o desconto do INSS na folha de pagamento? 

Imposto de Renda (IRRF)

O Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é uma tributação obrigatória sobre a renda dos trabalhadores. Seu desconto também está relacionado ao teto salarial e as regras são definidas pela Receita Federal. 

Confira a tabela do Imposto de Renda Retido na Fonte referente ao ano de 2025: 

Piso salarial Alíquota Parcela a deduzir
Até R$ 2.259,20 - -
De R$ 2.259,21 até R$ 2.826,65 7,5% R$ 182,16
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05 15% R$ 394,16
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68 22,5%

R$ 675,49

Acima de R$ 4.664,68 27,5% R$ 908,73

A base do cálculo do IRRF não parte do valor bruto do salário, mas, sim, do valor após o desconto do INSS.  

Considerando nosso exemplo anterior em que o trabalhador recebe R$ 5 mil e teve um desconto de R$ 509,60 do INSS, a base de cálculo do IR é sobre R$ 4.490,40.  

IRRF 

• R$ 4.490,40 (salário) x 22,5% (alíquota) = R$ 1.010,34 
• R$ 1.010,34 - R$ 675,49 (parcela a deduzir) = R$ 334,85 

O valor descontado de IRRF do trabalhador é de R$ 334,85. 

Contribuição sindical

A contribuição sindical depende da escolha do trabalhador desde a Reforma da Previdência de 2017. 

O sindicato é uma entidade que representa diferentes categorias profissionais. Caso a sua profissão não possua sindicato, o desconto na folha de pagamento deixa de acontecer automaticamente. 

Caso não, é preciso escrever uma carta de próprio punho e enviar para o departamento de recursos humanos pedindo a isenção da contribuição sindical.  

Plano de saúde

Muitas empresas oferecem o benefício do plano de saúde. Algumas delas podem optar em arcar com todas as despesas, outras realizam o acordo de coparticipação em que o trabalhador paga uma porcentagem pelos serviços que usar. 

O valor varia de acordo com o que foi pré-determinado no plano e é descontado diretamente do salário bruto.  

Empréstimo consignado privado

O empréstimo consignado privado é uma modalidade de crédito com taxas menores em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. 

Vale-transporte

O desconto do vale-transporte é uma decisão do empregador. Por lei, é possível descontar no máximo até 6% no salário bruto do trabalhador, podendo variar de empresa para empresa.  

Vale-refeição

A mesma lógica do vale-transporte é aplicada ao vale-alimentação ou vale-refeição e o desconto pode chegar ao teto máximo de 20% do salário bruto a depender da empresa.  

Como calcular salário líquido em 2025?

Para saber qual o seu salário líquido mensal é preciso subtrair os descontos do salário bruto. 

Vamos voltar ao exemplo usado no desconto do INSS e IRRF, daquele trabalhador que recebe um salário bruto de R$ 5 mil. Além dos descontos obrigatórios, ele também possui 6% de desconto referente ao vale-refeição.

Salário bruto

• R$ 5 mil 

Desconto do INSS (salário bruto)

• R$ 5.000 (salário) x 0,14 (alíquota) = R$ 700 
• R$ 700 - R$ 190,40 (parcela a deduzir) = R$ 509,60 

Base de cálculo

• R$ 5.000 - R$ 509,60 = R$ 4.490,40  

Desconto IRRF (salário após desconto do INSS)

• R$ 4.490,40 x 22,5% (alíquota) = R$ 1.010,34 
• R$ 1.010,34 - R$ 675,49 (parcela a deduzir) = R$ 334,85 

Desconto vale-refeição (salário bruto)

• 6% de R$ 5.000 = R$ 300,00  

Total de descontos: R$ 1.144,03 

Qual a importância em calcular salário líquido?

Saber a forma certa de realizar o cálculo do salário líquido auxilia o trabalhador a ter uma visão mais concreta sobre os seus ganhos. 

Além disso, esse cálculo facilita a organização e planejamento financeiro e ajuda o profissional a verificar se há algum erro na sua remuneração mensal. 

→ Leia também: Como calcular rescisão de trabalho em 2025?