Por:
| Atualizado em

Calendário PIS 2025: confira datas de pagamento do benefício

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba sobre o benefício de renda extra para trabalhadores CLT e quem tem direito de recebê-lo. 

O PIS/Pasep é atualmente um dos benefícios dedicados a trabalhadores do setor privado e público que estão em situação formal – com carteira assinada e sob as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

O novo calendário de pagamento do PIS/Pasep foi divulgado e, neste artigo, você saberá quem tem direito a receber, quais são as datas de pagamento, como realizar a consulta do PIS e muito mais!  

Como funciona o Programa de Integração Social (PIS)?

O PIS, sigla para Programa de Integração Social, é uma modalidade de integração para profissionais do sistema privado.  

Ele possui diversos objetivos, como financiar o pagamento do seguro-desemprego, do abono salarial, da participação na receita de instituições e promover a integração entre trabalhadores e empresas. 

Quando um trabalhador tem sua carteira registrada, ele recebe um número de identificação (número do PIS), que é utilizado para verificar informações sobre os benefícios citados acima. 

Qual a diferença entre PIS e Pasep?

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) se diferenciam em um ponto principal: o público.  

Enquanto o PIS é administrado pela Caixa Econômica e destinado aos trabalhadores formais do setor privado, o Pasep é conduzido pelo Banco do Brasil e tem seu foco nos servidores públicos. 

PIS (Programa de Integração Social)

O PIS é um programa que visa realizar a integração entre trabalhadores e empresas. 

Criado em 1970, ele tem como meta a melhor distribuição de renda, além do fornecimento de assistência a trabalhadores demitidos sem justa causa e a formalização do mercado de trabalho. 

Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público)

Também criado na década de 1970, o Pasep é um benefício trabalhista anual pago para servidores públicos que preencham os requisitos para recebimento. 

Apesar de serem benefícios separados, em 1975, o Pasep foi unificado ao PIS, com a criação do fundo PIS/Pasep. 

Em 2020 esse projeto foi descontinuado, mas o abono salarial PIS/Pasep ainda existe e, por isso, frequentemente vemos as duas siglas interligadas. 

Quem tem direito ao PIS em 2025?

Para receber o PIS/Pasep é preciso preencher algumas exigências. Confira quais são: 

• Estar cadastrado no PIS ou Pasep no mínimo há 5 anos 
• Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2023 
• Ter recebido uma remuneração média mensal de até 2 salários mínimos em 2023 
• Ter as informações entregues corretamente pelo empregador no eSocial ou no sistema RAIS 

Estando em dia com essas regras, o trabalhador pode utilizar o número do PIS para consultar e sacar o benefício de acordo com o calendário de pagamento mostrado a seguir. 

Como consultar o número do PIS?

Existem diversas formas de realizar a consulta do número do PIS caso você o tenha perdido ou não se lembre. Confira algumas: 

• Ligue para a Previdência Social no número 135 
• Consulte na 1ª página da Carteira de Trabalho física 
• Veja através dos aplicativos do governo como Meu INSS, FGTS e Caixa Trabalhador 

→ Leia mais: Como consultar o número do PIS pelo CPF em 2025? 

Confira o calendário do PIS/Pasep em 2025

O calendário de pagamentos é baseado no mês de nascimento do trabalhador, assim como funciona em outros tipos de benefícios. Veja as datas do PIS/Pasep 2025:  

calendario-PIS-Pasep-2025.webp

Como calcular o valor do PIS em 2025?

Para realizar o cálculo do PIS/Pasep 2025 é preciso multiplicar os meses trabalhados em 2023 (ano-base) por 1/12 do salário mínimo atual (R$ 1.518,00). 

Quem trabalhou por 12 meses em 2023, receberá o valor integral em 2025. 

Agora, caso o beneficiário tenha trabalhado por apenas 3 meses o pagamento será proporcional, dando a ele o direito de sacar R$ 379,50 de abono. 

Como sacar o benefício em 2025?

Para trabalhadores de empresas privadas, o saque pode ser feito em casas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. Basta usar o Cartão Cidadão e a senha cadastrada. 

Também é possível sacar de forma online. Para isso, é preciso acessar o aplicativo Caixa Tem e, com os mesmos dados, e transferir o valor via Pix. 

Para servidores públicos, o pagamento é feito na conta corrente do Banco do Brasil.  

Meu abono salarial não caiu: o que fazer?

Caso o pagamento não seja liberado, verifique junto ao empregador se as informações foram enviadas corretamente para a plataforma eSocial ou RAIS. 

Se o problema persistir, é preciso entrar em contato com o Ministério do Trabalho ou a instituição responsável pelo pagamento.