Por:
| Atualizado em

Black Friday 2024: datas, dicas e como aproveitar

Tempo de leitura: 7 minutos

Saiba quando ocorre a Black Friday e confira todas as dicas para você aproveitar os descontos. 

Final de ano costuma ser um período bem movimentado para o comércio varejista. Devido ao Natal, muitos consumidores preferem aproveitar os descontos da Black Friday para adiantar a lista de presentes. 

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no varejo tiveram um aumento anual de 2,2% em novembro de 2023. Para este ano, o mercado espera por um crescimento de 9% nas vendas da Black Friday. 

Só que é preciso ter cuidado ao aproveitar as inúmeras ofertas tentadoras: elas podem conter pegadinha por trás, como propaganda enganosa ou, até mesmo, golpes financeiros. 

Por conta disso, o blog do Bmg preparou um artigo contendo tudo o que você precisa saber sobre a Black Friday: o que é, quando surgiu, dicas e cuidados na hora de ir às compras. Confira no texto abaixo: 

O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma data bem importante no comércio do mundo todo, já que se trata de um dia inteiro de descontos e promoções em vários produtos. Na tradução livre, o termo significa “sexta-feira preta”. 

Devido aos preços mais atrativos, esse evento faz com que o interesse dos consumidores aumente pelos objetos ou serviços que já estão à procura há algum tempo – e isso é um prato cheio para os varejistas. 

Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday se popularizou no Brasil desde 2010 e tem ganhado cada vez mais força a cada ano. 

Não à toa, muitas empresas costumam fazer uma espécie de “esquenta” de Black Friday em datas próximas ao mês de novembro. Em alguns casos, é comum ver campanhas como “Black Month” ou “Black Week”. 

Quando é a Black Friday 2024?

A Black Friday sempre ocorre na última sexta-feira de novembro. Em 2024, ela será no dia 29 de novembro

E existe um motivo por trás dessa escolha: nos Estados Unidos, onde o evento foi criado e popularizado mundo afora, existia um movimento bem intenso nas lojas de departamento na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças – um dos feriados norte-americanos mais importantes. 

Foi a partir daí que a data foi associada à Black Friday, especificamente como um evento para aproveitar descontos e antecipar os presentes de Natal. 

Hoje em dia, é comum que inúmeros serviços e produtos sejam oferecidos com descontos atrativos neste período, como uma forma do setor varejista arrecadar mais dinheiro e compensar meses mais fracos – tanto em lojas físicas quanto online. 

Por conta disso, muitos consumidores preferem esperar essa época do ano para comprar o que deseja, como um celular mais moderno, televisão maior e outros equipamentos eletrônicos, além de serviços para lazer, como um pacote de viagens. 

4 dicas para aproveitar a Black Friday

Existem algumas dicas que separamos para você aproveitar a Black Friday de 2024 da melhor maneira possível. Confira: 

1. Compre somente o que for necessário 

É bom lembrar que, apesar de descontos tentadores, você deve sempre levar em conta se precisa comprar determinado produto ou serviço apenas pelo preço mais em conta. 

Ao receber anúncios de promoções na internet ou se deparar com descontos nas lojas físicas, se pergunte se você realmente precisa do produto: 

• Será útil? 
• Vou usar para quê? 
• Posso esperar um pouco mais para comprar? 
• Realmente vale a pena? 

Lembre-se: nunca ultrapasse seu limite para aproveitar compras por impulso. Isso poderá te causar endividamento a longo prazo. 

2. Compare os preços entre as lojas

Outra dica importante é comparar os preços entre as lojas. Uma pesquisa mais minuciosa pode te fazer economizar mais com os produtos do seu interesse. 

Enquanto a loja A oferece 5% de desconto em um aparelho celular, a loja B pode estar ofertando o mesmo produto com 10% de desconto. 

Algumas ferramentas de comparação de preços ajudam nessa pesquisa, como Buscapé e Google Shopping. 

3. Verifique se a loja tem selo da Black Friday 

É importante destacar que nem todos os produtos oferecidos na loja ou no site são selecionados para os descontos da Black Friday. 

Na maioria das vezes, os lojistas sinalizam com algum selo os produtos que estão em promoção. 

Além disso, verifique também o frete. Às vezes, o valor da entrega acaba superando o valor do desconto. 

4. Veja se o site é realmente confiável  

Uma forma de você tiver dúvida se o site é confiável ou não é por meio da sua reputação. É possível fazer essa pesquisa em sites como o Reclame Aqui, já que você terá acesso ao histórico de reclamações e se os problemas dos consumidores foram resolvidos. 

Além disso, o Procon-SP possui uma lista de sites que não são recomendados para fazer compras. Clique aqui e faça essa consulta antes de finalizar sua compra. 

Como evitar golpe durante a Black Friday?

Como falamos antes, a Black Friday é uma época do ano que muitos consumidores esperam para comprar produtos mais baratos. E isso também chama a atenção de golpistas, que enxergam oportunidade de aplicar fraudes financeiras em cima de pessoas com o emocional mais aflorado quando se deparam com “descontos imperdíveis”. 

Afinal de contas, um produto que vale inicialmente mais de R$ 1 mil e que agora custa, supostamente, a metade do preço, pode fazer o consumidor querer comprar antes que esgote. 

É comum que muitos criminosos gerem esse senso de urgência para a vítima ficar muita tentada a comprar o tal produto. 

Abaixo, listamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar cair em golpes durante a Black Friday: 

Não clique em qualquer link 

Se você recebeu alguma oferta imperdível por e-mail, cheque se o remetente é confiável. Muitos criminosos usam táticas de engenharia social para o roubo de dados. 

Procure a reputação da empresa 

Use sites como o Reclame Aqui para pesquisar a reputação da empresa que pretende comprar o produto. Se houver muitas reclamações não resolvidas, evite fazer compras por lá. 

Utilize o cartão virtual 

Como dizemos antes, o roubo de dados costuma ser bem comum na época de Black Friday. Uma forma de evitar isso é utilizando cartões virtuais, uma vez que o número é gerado apenas para a compra em questão. 

Tome cuidado com boleto e Pix

Ao efetuar pagamentos à vista por meio de boletos e Pix, verifique com cuidado se os dados estão nos padrões exigidos, uma vez que eles podem estar adulterados.

→ Leia também: Como saber se o boleto é falso? Veja dicas e evite golpes