Por:
| Atualizado em

Golpe do boleto falso: como se proteger e evitar prejuízos

Tempo de leitura: 7 minutos

Entenda como funciona o golpe do boleto falso e a saiba como se proteger! 
 
O boleto bancário é uma forma de pagamento muito utilizada, pois simplifica transações financeiras do cotidiano. Sua praticidade e eficiência fazem com que muitos escolham essa modalidade para quitar despesas, seja o pagamento de contas, compras online ou serviços variados.
 
No entanto, é muito importante estar atento, pois os boletos também atraem a atenção de golpistas. Saiba mais sobre o golpe do boleto falso e entenda como se proteger!

Como funciona o golpe do boleto falso


Mas como funciona o golpe do boleto falso? Criminosos enviam boletos muito bem elaborados, quase idênticos aos documentos originais, em nome de bancos e empresas de serviços. Contudo, ao realizar o pagamento desses boletos, o dinheiro acaba nas mãos de golpistas.
 
A fraude do boleto pode ser aplicada de várias formas, sendo algumas mais fáceis de identificar e outras que exigem mais atenção e conhecimento. Confira o vídeo que fizemos sobre o assunto:
 


 

Quem são os alvos do golpe do boleto falso


Os criminosos utilizam diversas estratégias para confundir as pessoas e o perigo está justamente no fato de que, a cada dia, golpes se tornam mais profissionais. Portanto, até mesmo as pessoas mais experientes em realizar compras pela internet podem ser alvos do golpe do boleto falso. 
 

Por isso é sempre necessário redobrar sua atenção e conferir dicas de segurança para evitar cair nessas armadilhas. 

Quais tipos de golpes de boletos falsos?


Para evitar cair no golpe do boleto falso, é muito importante se informar e compreender as táticas utilizadas pelos criminosos. Existem diversas maneiras pelas quais eles aplicam esses golpes. Conheça as principais: 


Golpe do boleto na loja virtual


Os criminosos criam ambientes online muito parecidos com lojas virtuais famosas. Desta forma, ao adquirirem um produto, os consumidores acabam recebendo um boleto falso e a compra nunca é enviada, pois tudo se trata de uma farsa. 
 

Golpe do boleto por e-mail falso
 

Os golpistas enviam e-mails contendo boletos falsos, muito semelhantes a boletos de empresas ou serviços. As vítimas muitas vezes não conferem o remetente e acabam realizando esses pagamentos. 
 

Golpe do boleto por e-mail interceptado    


Os golpistas conseguem acessar o e-mail da vítima (muitas vezes por conta de vazamentos de dados). Eles apagam a mensagem original e criam uma falsa, fazendo com que as pessoas paguem um boleto falso sem perceber. 
 

Golpe do boleto de doação beneficente  
 

Neste caso, os farsantes enviam mensagens solicitando doações como se fossem instituições beneficentes. No entanto, há um falso boleto anexado.


Golpe da renegociação via boleto


Os criminosos obtêm dados de pessoas com dívidas e oferecem uma falsa oportunidade de renegociação, com valores tentadores. Porém, se trata de um falso boleto. 
 

Como identificar um boleto falso antes de pagar
 

Como identificar um boleto falso antes de pagar? Existem algumas formas de saber se um boleto é verdadeiro ou não. Confira: 

•  Código de barras    
 

Nos boletos verdadeiros, os números do código de barras estão presentes tanto na parte superior quanto na inferior do documento e devem ser iguais. Os três primeiros dígitos desses números representam o código do banco responsável pela emissão do boleto. 

• Dados do beneficiário

Veja se o campo “beneficiário” está com o nome correto. Além disso, procure o CPF ou CNPJ de quem receberá o pagamento.
         
• Valor do pagamento

Confira sempre o valor do boleto antes de pagá-lo. Geralmente, boletos falsos possuem valores diferentes do valor original a ser pago.  

O que fazer ao pagar um boleto falso?


Mas o que se deve fazer ao pagar um boleto falso? Para quem passa por esta situação, é preciso agir com rapidez. Os boletos demoram, em média, 3 dias úteis para serem processados. Por isso, com sorte, pode ser possível bloquear o pagamento. 
 

Para isso, faça um boletim de ocorrência, entre em contato imediatamente com seu banco e, caso haja, comunique a empresa pela qual os criminosos tentaram se fazer passar. Outra opção é ativar os órgãos de defesa do consumidor. 

Estratégias dos golpistas: como eles preparam e distribuem boleto falsificado
 

Para criar os boletos falsos e aplicar os golpes, os criminosos se utilizam se alguns recursos que possibilitam obter dados das vítimas. Conheça alguns: 
 

Pishing: é um tipo de crime cibernético onde farsantes fingem fazer parte de uma empresa ou instituição para que as vítimas entreguem suas informações.

Vazamento de dados: ocorre quando informações pessoais de pessoas são expostas, geralmente por conta da invasão de hackers a sistemas de segurança.

Sequestro de correspondências: acontece quando golpistas sequestram correspondências e obtêm acesso a informações, como dados bancários. 

Dicas práticas para se proteger contra o golpe do boleto falso
 

Em um cenário cada vez mais digital, a segurança nas transações financeiras deve se tornar uma prioridade.  Nós, do Banco Bmg, estamos à disposição para garantir a tranquilidade e segurança dos nossos clientes. Confira algumas dicas práticas para se proteger contra o golpe do boleto falso:
    

  • - Segurança na 2ª via
     

Ao emitir a 2ª via do boleto, confira, antes de pagar, se o código do banco é o mesmo da via original. Se for diferente, não utilize esse boleto para pagamento e entre em contato com a central de relacionamentos oficial do Bmg.
    
- Desconfie de descontos não oficiais
 

Sempre desconfie quando encontrar descontos muito vantajosos e fora dos canais oficiais. Além, disso, sempre confirme o remetente dos e-mails. Os e-mails oficiais do Banco Bmg, por exemplo, sempre terminam com @bancobmg.com.br.
    
- Canais oficiais de contato

Não se esqueça: se tiver alguma dúvida ou se sentir inseguro sobre alguma transação financeira, entre em contato com nosso Serviço de Atendimento ao Cliente.

Estamos aqui para ajudar você em todas as suas interações financeiras! 

Leia também :
»
Como proteger sua conta no Instagram
»
O que é o Golpe do Falso Leilão? 
»
Você sabe o que é a fraude dos boletos?