Dicas após furto: como agir e se proteger?
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Teve o celular furtado ou roubado? Saiba o que fazer para proteger seus dados pessoais e evitar danos financeiros.
De acordo com uma pesquisa do Datafolha, um a cada dez brasileiros teve seu aparelho celular roubado ou furtado em um período de 12 meses – entre julho de 2023 e junho de 2024.
O estudo também revela que 15% dos moradores entrevistados que moram nas capitais do Brasil relataram já ter sido vítima desse tipo de crime. Enquanto isso, nas regiões de interior, o número cai para 6%.
Com esse aumento significativo dos roubos e furtos, é normal que as pessoas tenham cada vez mais medo de mexer no celular na rua. Além de ser uma situação desconfortável e estressante, o dono do aparelho ainda pode ter seus dados acessados de forma indesejada, causando danos financeiros.
Pensando nisso, o blog do Bmg escreveu um artigo completo para você saber o que fazer caso seja uma vítima de roubo ou furto. Leia o texto abaixo e confira as dicas!
Como proteger seus dados pessoais?
É normal que, pela comodidade do dia a dia, o usuário deixe de tomar os cuidados necessários para proteger suas contas e acessos.
Entretanto, para se proteger de crimes envolvendo roubo ou furto de celular, é essencial que o dono do dispositivo redobre os cuidados com as configurações do aparelho e que torne isso um hábito.
Vale lembrar que os dispositivos mais modernos, como os smartphones, guardam muitas informações sensíveis, como as senhas de acesso. Com esses dados em mãos, o criminoso poderá entrar em aplicativos bancários e limpar sua conta corrente ou fazer empréstimos em seu nome.
Para evitar esse tipo de situação, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda que você:
• Configure seu celular para o bloqueio automático de tela no menor tempo possível (30 segundos, por exemplo)
• Atualize o sistema operacional do dispositivo com regularidade
• Não anote senhas em bloco de notas, e-mails ou em mensagens de WhatsApp
• Use senhas fortes (é importante cada tipo de acesso ter seu próprio código para minimizar danos)
• Desabilite as notificações e funcionalidades que são exibidas mesmo com o celular bloqueado (isso pode evitar, por exemplo, que o criminoso deixe o dispositivo no modo avião)
• Ative ferramentas como biometria e reconhecimento facial, bem como a autenticação de dois fatores
→ Leia também: Como criar uma senha segura?
Fui vítima de furto, e agora?
Imprevistos como furto ou roubo geram dor de cabeça para qualquer pessoa. Apesar disso, é importante agir de forma rápida antes que os criminosos causem ainda mais danos para o seu bolso.
Abaixo, listamos quatro passos que você precisa seguir caso seja vítima de roubo ou furto:
1. Registre um boletim de ocorrência
A primeira dica é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima ou através da internet.
O documento será necessário para outras ações futuras, caso a polícia recupere seu telefone, além de também ser utilizado para informar a operadora sobre o ocorrido.
2. Bloqueie seu telefone
Logo após registrar o boletim de ocorrência, é importante apagar os dados do seu aparelho de forma remota.
Cada sistema operacional tem um jeito de fazer isso. No caso da Apple (iOS), você pode usar a funcionalidade Buscar Dispositivos, enquanto no Google (Android), o usuário pode utilizar o sistema Encontre meu dispositivo.
Após isso, entre em contato com a operadora para solicitar o bloqueio do chip. Isso fará com que o criminoso não consiga utilizar sua linha telefônica.
3. Altere as senhas de aplicativos
Depois de concluir os dois passos logo acima, você deverá alterar todas as senhas dos aplicativos que estavam no seu aparelho antes do furto ou roubo.
Com isso, você vai garantir uma camada extra de proteção para que o criminoso não consiga nenhum tipo de acesso.
4. Avise seus contatos sobre o ocorrido
Por último, mas não menos importante, a vítima também deve informar sobre ocorrido aos seus contatos, já que o criminoso pode se passar por você, caso consiga acesso a algum aplicativo de mensagens, como o WhatsApp.
Além dos contatos próximos, você também deve avisar sobre o roubo ou furto ao seu banco. Dessa forma, a instituição financeira poderá ativar as medidas de segurança e bloquear seus acessos, evitando que o dinheiro da sua conta seja movimentado.