Como proteger o WhatsApp: dicas para manter suas conversas seguras
Tempo de leitura: 6 minutos
Saiba como proteger o WhatsApp: confira dicas para manter mensagens e informações pessoais seguras.
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares do mundo. No entanto, devido à grande quantidade de informações que circulam por ele, acabou se tornando um dos alvos preferidos para tentativas de golpes.
Por sorte, existem diversas maneiras de tornar este aplicativo de troca de mensagens mais seguro. Confira em nosso artigo como manter suas conversas seguras no WhatsApp!
Como proteger o WhatsApp: dicas para manter suas conversas seguras
Mas afinal, como proteger o WhatsApp? Existem dicas simples que geram mais segurança às suas mensagens e informações pessoais. Estas ações podem ajudar a tornar sua experiência ainda melhor:
- Mantenha o aplicativo sempre atualizado para garantir as últimas correções de segurança;
- Use uma senha de acesso para reforçar a proteção do WhatsApp. Você pode utilizar o aplicativo Locker para ativar esta função;
- Evite conectar-se em redes Wi-Fi públicas ou compartilhadas, pois podem ser menos seguras;
- Fique atento aos golpes frequentes no WhatsApp, como ofertas tentadoras e prêmios. Não clique em links suspeitos, pois podem abrir brechas para invasões no seu dispositivo.
Configurações de privacidade: passos essenciais para garantir sua segurança no WhatsApp
O WhatsApp oferece algumas configurações de privacidade que são fundamentais para manter suas informações seguras e impedir que pessoas pratiquem golpes ou tenham acesso a dados pessoais. Estas configurações de privacidade permitem que você controle quem vê suas informações ou interações na plataforma.
Confira para que servem e como utilizar esses recursos:
• Exibição da foto de perfil
Para proteger sua foto de perfil no WhatsApp de pessoas desconhecidas, você pode restringir quem pode vê-la, limitando a visualização apenas aos seus contatos. Para desativar a exibição da foto do perfil, clique em "configurações", "privacidade", "foto do perfil" e defina quem poderá ver sua foto de perfil - apenas seus contatos ou ninguém.
• Visto por último
A função "visto por último" exibe a data e a hora da sua última atividade no WhatsApp. Você tem a opção de configurar se deseja compartilhar essa informação apenas com seus contatos ou ocultá-la completamente.
Para manter essa informação privada, clique em “configurações”, “privacidade”, "visto por último e online" e escolha a opção "ninguém".
• Confirmação de leitura
Para que outras pessoas não saibam se você leu uma mensagem, basta retirar a confirmação de leitura do seu WhatsApp. A confirmação é representada por dois tiques azuis que aparecem ao lado do texto.
Para desativar, clique em "configurações", "privacidade" e desative a opção “confirmação de leitura”.
• Inclusão em grupos
Outra função que redobra sua segurança no WhatsApp é habilitar configurações para que apenas seus contatos possam te adicionar em grupos. Isso evita que desconhecidos te incluam em conversas indesejadas.
Para ativar, para clicar em "configurações", "privacidade", "grupos" e "meus contatos".
• Conversas temporárias
É possível programar mensagens temporárias em suas conversas no WhatsApp, para que desapareçam em 24 horas, 7 dias ou 90 dias.
Para ativar esse recurso basta abrir a conversa desejada, clicar no nome do contato e em "mensagens temporárias". Depois, basta selecionar a duração escolhida.
Verificação em duas etapas: o que é e por que você deve ativá-la no WhatsApp
Uma dica fundamental para garantir a segurança das suas conversas é habilitar a verificação em duas etapas no WhatsApp. Esse recurso solicita uma senha sempre que seu número for registrado em um novo dispositivo. Desta forma, em caso de uma tentativa de golpe, o invasor não conseguirá acessar seu número.
Para ativar a verificação em duas etapas é muito simples: acesse a aba de “configurações” em seu WhatsApp, em seguida clique em “conta” e “confirmação em duas etapas”. Será necessário cadastrar uma senha de 6 dígitos e informar um e-mail para concluir a ativação.
Bloqueio de contatos indesejados: como impedir mensagens não desejadas no WhatsApp
Uma forma eficaz de proteger suas conversas no WhatsApp é bloquear contatos indesejados. Essa ação impede que pessoas desconhecidas enviem mensagens ou façam chamadas não solicitadas, reduzindo a exposição a possíveis golpes.
Para bloquear um contato, basta clicar na conversa indesejada, tocar no nome ou respectivo número e depois em "bloquear". Você também pode denunciar uma pessoa caso ache que ela está enviando conteúdo problemático. Para isso, basta seguir o mesmo caminho, clicando em "denunciar".
Backups seguros: como proteger suas conversas com cópias de segurança criptografadas
A criptografia de ponta a ponta é uma técnica utilizada para proteger seus dados online, sendo uma camada adicional de segurança para suas conversas na internet. No WhatsApp, esse recurso impede que terceiros tenham acesso indevido às suas mensagens.
Além de proteger as conversas durante a troca de mensagens, a criptografia pode ser estendida para proteger os backups das conversas, ou seja, o histórico das suas conversas.
Para criptografar o backup das suas conversas, basta seguir esse passo a passo: clique em "configurações", em "conversas", "backup de conversas" e "backup criptografado de ponta a ponta". Por fim, clique em "criar senha", crie uma senha e aguarde a preparação de seu backup protegido.
Mensagens e chamadas seguras: conheça os recursos de criptografia no WhatsApp
Agora que você entende como a criptografia de ponta a ponta no WhatsApp funciona, é importante saber que o aplicativo a utiliza automaticamente em todas as suas conversas, chamadas, imagens e vídeos. Isso significa que somente as pessoas que estão trocando mensagens têm acesso a elas.
No entanto, para uma segurança extra, é aconselhável ativar todos os recursos mencionados em nosso artigo. Vamos ajudar a tornar o WhatsApp e outros aplicativos, como o Instagram, ambientes mais seguros? Compartilhe essas informações com seus familiares e amigos!