Por:
| Atualizado em

Aplicativo que bloqueia celulares após roubo: saiba como usar

Tempo de leitura: 3 minutos

Saiba como usar o aplicativo "Celular Seguro", que desabilita o aparelho em caso de roubo, furto ou perda

Ter um celular roubado ou perdido sempre gera preocupações, seja pelo prejuízo ou por questões de segurança. Para proteger seus dados neste tipo de situação, o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, criou o aplicativo "Celular Seguro". O app emite um alerta sobre o furto do aparelho e realiza o bloqueio do dispositivo. 

Saiba como funciona o aplicativo e aprenda a usá-lo!  

Como funciona o aplicativo Celular Seguro?
 

O aplicativo "Celular Seguro" é gratuito e foi criado pelo Governo Federal para facilitar o bloqueio de aparelhos celulares em caso de roubo, furto ou perda. Com o aplicativo, é possível bloquear o aparelho celular em poucos cliques, impedindo que ele seja capaz de realizar chamadas ou acessar os dados móveis. 
 

É possível também cadastrar uma pessoa de confiança. Desta forma, a pessoa escolhida poderá bloquear o celular do usuário furtado ou roubado. 

Passo a passo para usar app do governo que bloqueia celulares
 

Confira um passo a passo para utilizar o aplicativo do governo que bloqueia celulares, o “Celular Seguro”:

1. Instalação 
O primeiro passo é baixar e instalar o aplicativo Celular Seguro em seu dispositivo, seja ele iOS ou Android. Você também pode acessar a plataforma pelo computador

2. Login 
Faça o login utilizando sua conta gov.br. Se ainda não tiver uma, é possível criar na mesma hora. 

3. Aceite os termos de privacidade
Após o login, aceite os termos de privacidade e prossiga clicando em "continuar".


Como cadastrar o celular no aplicativo Celular Seguro?


Após baixar e o acessar o aplicativo, você se deparará com três opções:

- Escolha uma pessoa de confiança: esta opção permite escolher uma pessoa de confiança para que ela realize o bloqueio do celular em caso de perda, roubo ou furto. É possível alterar a pessoa de confiança quando quiser.


- Cadastre um número de celular: aqui você registrará seu aparelho na plataforma. É possível cadastrar um ou mais números de celular, mas a linha deve estar no mesmo CPF de quem realizou o cadastro.  

- Registre uma ocorrência: se o celular já foi perdido, roubado ou furtado, utilize esta opção para acionar o bloqueio. Uma dica importante é não realizar a funcionalidade de bloqueio como uma forma de teste. Ao informar que o celular foi roubado ou furtado, o bloqueio será realizado automaticamente. 

Seguindo esses passos, você estará apto a utilizar o aplicativo “Celular Seguro” do governo e realizar o bloqueio do seu celular de maneira eficiente para proteger seus dados. 

Gostou dessa informação? Aproveite e confira outras dicas de segurança aqui no blog do Banco Bmg. 

Leia também :
»
Dicas para tornar seu celular mais seguro
»
Como proteger o WhatsApp: dicas para manter suas conversas seguras
»
Seu celular foi roubado? Confira o que fazer!