Como o Bmg garante sua segurança nas transações via Pix
Tempo de leitura: 4 minutos
Quem hoje em dia não faz um faz e recebe um Pix né? Desde o seu lançamento em 2020 o Pix tem passado por melhorias e sempre está em evolução. Com isso, novas funcionalidades foram agregadas pra dar ainda mais segurança.
O Banco Central, estabeleceu que as instituições financeiras que oferecem o serviço realizem o monitoramento dos recursos creditados via Pix, aos seus clientes Pessoa Física, com o objetivo de bloquear de forma preventiva as transações nas quais haja suspeita de fraude/golpe. Dá só uma olhada nas funcionalidades:
Bloqueio cautelar: esse bloqueio acontece quando existe uma suspeita de fraude e funciona como uma camada adicional de segurança. No momento do recebimento do Pix, os recursos (dinheiro) são imediatamente bloqueados por até 72 horas pela instituição detentora da conta do usuário recebedor, para fazer uma avaliação mais detalhada.
Durante o período em que a transferência é analisada, de 72 horas, o cliente recebedor do crédito, tem a possibilidade de devolver o valor ao pagador de forma imediata. Assim poderá solicitar ao pagador que realize outra meio de pagamento.
Após o período de avaliação, se houver fraude, os recursos serão devolvidos ao pagador;
Se não houver fraude, o bloqueio é encerrado e o recurso é devolvido ao recebedor, que será notificado sobre o crédito na conta.
Caso você tenha um valor de Pix bloqueado de forma cautelar, não se preocupe!! O bloqueio cautelar é apenas uma camada adicional de segurança e você pode continuar movimentando sua conta normalmente durante esse período.
MED - Mecanismo especial de devolução: é um conjunto de regras e de procedimentos operacionais destinado a viabilizar a devolução de um Pix nos casos em que exista fundada suspeita do uso do Pix para a prática de fraude e nos casos de falha operacional no sistema de tecnologia da informação de qualquer das instituições participantes do Pix.
O MED ainda permite que a instituição do usuário pagador e a instituição do usuário recebedor se comuniquem, por meio do envio de notificações no DICT – Diretório de Identificadores de Contas Transacionais, para analisar os aspectos da transação realizada, com o objetivo de identificar a suspeita de fraude.
DICT - Diretório de Identificadores de Contas Transacionais: componente do Pix que armazena chaves Pix vinculadas às informações sobre os usuários pagadores e recebedores e suas contas. Tem como objetivo facilitar o processo de transações de pagamento pelos usuários, de mitigar o risco de fraude em transações no Pix e de dar suporte a outras funcionalidades que contribuem para o bom funcionamento do Pix.
Vale lembrar que o cliente sempre será informado caso possua o crédito/valor bloqueado no app no momento da transação além de receber notificação por e-mail ou push (notificação/mensagem no celular) nestas hipóteses de bloqueios.
Não esqueça:
- Cadastre sua chave Pix sempre pelo app Bmg;
- Confira sempre os dados do destinatário Pix;
- Não compartilhe sua chave Pix com qualquer pessoa nem a divulgue em qualquer lugar;
- Não utilize uma senha única para diferentes tipos de serviço.
- Recebeu um pagamento via Pix, confira sempre seu extrato no app (a gente também te informa sobre o recebimento via e-mail e push)
Confira mais dicas de segurança clicando aqui.
Pra ficar por dentro do Regulamento do Pix, só clicar aqui.
Para ter acesso ao Pix do Bmg, você precisa abrir uma conta digital, baixar o app e cadastrar sua chave Pix.
E aí, gostou da novidade? É mais segurança pra você e seu dinheiro.