Por:
| Atualizado em

Como descartar um cartão de crédito sem uso?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que você costuma fazer com seus cartões vencidos? Joga no lixo comum? Você sabia que um cartão descartado de maneira incorreta pode comprometer a segurança do titular e, ainda, causar danos ao meio ambiente? 
 

É bastante comum que o titular nem se atente ao prazo de validade dos seus cartões. Mesmo assim, quando o vencimento está próximo, o próprio banco ou emissora do cartão envia outro para o endereço cadastrado. Mas, além de desbloquear o novo, é fundamental que o usuário faça o descarte do cartão antigo corretamente. Conheça, a seguir, as formas mais recomendadas de descartar um cartão de crédito ou débito sem uso. 

Cartões bancários X Meio ambiente


Os cartões bancários são produzidos de material plástico, como PVC Cristal, policarbonato e ABS. Isso significa que eles são recicláveis e podem ser reutilizados em diferentes funções, como piso, capa para caderno, agenda, novos cartões plásticos, balcão para mesa, e outros. Além disso, o descarte adequado para reciclagem evita que muitos cartões fiquem acumulados em aterros, onde permanecem por centenas de anos até se degradarem completamente. 


Descarte do cartão e a segurança do titular


Mesmo vencido, grande parte dos cartões apresenta uma tarja magnética, um chip e um painel de assinatura. Na tarja, por exemplo, estão registradas informações pessoais de identificação e/ou bancárias não criptografadas. Por isso, é fundamental que ao se desfazer do cartão, tais partes sejam quebradas, picadas ou trituradas. 


Levar o cartão vencido em uma agência do seu banco é uma forma bastante segura de descarte
. Mas, se o descarte for feito em lixo reciclável comunitário, por exemplo, a melhor indicação é recortar o cartão em pedacinhos, inviabilizando a leitura das informações no chip e na tarja. 

Por último, também é possível fazer o descarte dos cartões sem uso em postos de coleta específicos. Muitos supermercados, estações de metrô e shoppings oferecem pontos de coleta de cartões, devido a presença de “máquinas trituradoras”. O sistema Papa Cartão, por exemplo, conta com 85 pontos de coleta pelo Brasil.