Por:
| Atualizado em

Como funciona o limite do cartão de crédito consignado?

Tempo de leitura: 6 minutos

Entenda como é calculado o limite do cartão de crédito voltado para beneficiários do INSS. 

Até o final do ano passado, existiam mais de 10,2 milhões de cartões consignados ativos pelo Brasil, o que mostra a sua popularidade entre os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Mas quando falamos do cartão consignado, uma dúvida que surge é: como funciona o limite dele?

Por conta disso, preparamos um artigo completo para você tirar essa e outras dúvidas relacionadas ao cartão de crédito consignado e todo passo a passo para solicitá-lo no Bmg. Confira a seguir! 

Cartão de crédito consignado: o que é e como funciona?

O cartão de crédito consignado é uma linha de crédito voltada principalmente para o público INSS, ou seja: aposentados, pensionistas e titulares de benefícios previdenciários, como o BPC/LOAS. Mas também pode ser solicitado por servidores públicos. 

Ele é bem similar ao cartão de crédito comum, mas com o diferencial de que parte da fatura já é descontada automaticamente da folha de pagamento, como se fosse um débito em conta. 

Com isso, o risco de inadimplência diminui e as taxas de juros costumam ser mais baixas do que os cartões tradicionais. 

Os cartões consignados do Bmg são da bandeira Mastercard, aceito em mais de 30 milhões de estabelecimentos. Além disso, eles oferecem vantagens como zero anuidade, descontos em farmácias e taxas de juros mais baixas que as dos cartões tradicionais. 

Como funciona o limite do cartão de crédito consignado?

O limite dos cartões de crédito consignado é o valor máximo disponível para compras e saques com o cartão. Ele é definido com base na sua margem consignável, ou seja, na parte do seu benefício ou salário que pode ser comprometida com o pagamento da fatura. 

Atualmente, a margem consignável para o cartão consignável é de 5% do benefício ou salário. Isso significa que o valor do desconto automático na fatura não pode ultrapassar esse percentual, garantindo que a parcela caiba no seu orçamento. 

O que é a margem consignável?

Como falamos antes, a margem consignável é o valor máximo que pode ser descontado do benefício previdenciário para o pagamento de empréstimos ou cartões consignados. 

No caso dos cartões, a margem consignável é de 5% do valor total do benefício do contratante. Ou seja: 

Se um aposentado do INSS recebe uma renda líquida de R$ 1.800, a margem consignável para o cartão dele será de R$ 90. Para isso, basta multiplicar a renda por 0,05, que equivale a 5%. 

Caso o valor da fatura exceda esse limite, o beneficiário deverá pagar o restante da dívida de outra forma, seja por Pix ou boleto. 

Como calcular o limite do cartão consignado?

O limite do cartão de crédito consignado é calculado de forma diferente dos cartões tradicionais, pois o pagamento mínimo da fatura é descontado diretamente do seu benefício ou salário. 

Esse limite é definido com base na sua renda e na reserva da margem consignável, garantindo que o valor descontado mensalmente não ultrapasse 5% do seu benefício. 

No Bmg, o limite pode chegar a até 1,6 vez o valor do seu benefício. 

Vale lembrar que o limite do cartão também pode aumentar, caso haja reajuste no benefício ou aumento na renda. 

→ Leia também: Aposentados precisam declarar Imposto de Renda em 2025?

Vantagens do cartão de crédito consignado Bmg

O cartão de crédito consignado Bmg conta com várias vantagens exclusivas. Veja os principais benefícios: 

Taxas mais baixas

Por ser um cartão consignado, ele oferece juros mais baixos em comparação aos cartões tradicionais, tornando suas compras e saques mais acessíveis. 

Isso acontece porque o valor mínimo da fatura é pago de forma automática entre o contracheque do beneficiário à instituição financeira. 

Limite maior

O limite do seu cartão é calculado com base na sua margem consignável e pode ser um valor superior ao dos cartões convencionais. 

No Bmg, o limite pode chegar até 1,6x o valor do seu benefício. 

Zero anuidade 

No Bmg, o cartão de crédito consignado não possui cobrança de anuidade. Ou seja, você pode aproveitar os benefícios da melhor forma. 

Saque do limite 

Você pode sacar até 70% do seu limite de crédito do seu cartão com taxas mais baixas. 

Descontos em farmácias

Com o seu cartão Bmg, você garante descontos de até 80% em medicamentos nas farmácias parceiras de todo Brasil. Clique aqui e saiba quais são. 

Quem pode solicitar o cartão de crédito consignado?

Atualmente, o cartão de crédito consignado pode ser solicitado por dois grandes grupos: 

INSS: aposentados, pensionistas e titulares de benefícios (BPC/LOAS) 
Servidores públicos: funcionários públicos federais, estaduais e municipais 

Como solicitar o cartão consignado Bmg?

Confira o passo a passo a seguir para solicitar o cartão consignado Bmg: 

• Baixe o app do Bmg e crie sua conta 
• Em seguida, acesse a plataforma e selecione o menu “Crédito” no canto inferior 
• Escolha a opção “Cartão consignado” 
• Agora clique em “Pedir cartão consignado” e siga as instruções 

→ Você também pode clicar aqui e solicitar o cartão pelo site do Bmg 

Qual banco faz portabilidade de cartão de crédito consignado?

Apesar da portabilidade ser comum no empréstimo consignado, que é quando a dívida é transferida de um banco para outro, não é possível fazer essa mesma operação com o cartão de crédito consignado.