Imposto de Renda: como declarar veículo e casa?
Tempo de leitura: 6 minutos
Entenda todo passo a passo para declarar seus bens no Imposto de Renda e ficar em dia com o Fisco.
Uma das dúvidas mais comuns na hora de preencher a declaração anual de Imposto de Renda é o momento de inserir as informações relacionadas à venda ou compra de veículos ou imóveis.
Por conta disso, preparamos um artigo repleto de informações úteis para você enviar sua declaração à Receita Federal sem erros.
Continue a leitura abaixo e entenda todo passo a passo!
O que é Imposto de Renda?
O Imposto de Renda, também conhecido pela sigla IR, é um tributo federal que incide sobre o rendimento dos brasileiros. Com isso, ele acompanha a evolução patrimonial dos contribuintes todos os anos.
É importante destacar que este imposto é progressivo, ou seja, quanto maior a renda, maior a taxa aplicada.
O IR pode ser cobrado automaticamente, como é o caso do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). Isso ocorre nos salários de trabalhadores com carteira assinada. E ele também pode ser cobrado manualmente, como ocorre com os rendimentos de aplicações de renda variável.
→ Leia também: Imposto de Renda 2025: como declarar, mudanças e prazos
É necessário declarar veículo no Imposto de Renda?
Sim, é necessário declarar veículos na declaração de Imposto de Renda, já que uma das regras para a obrigatoriedade do envio é a obtenção de ganho de capital na alienação de bens e direitos.
Como declarar carro no Imposto de Renda?
Para declarar compra ou venda de carro na declaração de Imposto de Renda, confira o passo a passo a seguir:
Declarar compra de carro
Tanto os carros comprados à vista ou financiados devem ser declarados. Confira:
• Ao abrir o programa do Imposto de Renda, selecione a ficha “Bens e direitos” e clique em “Novo”
• Em seguida, escolha o grupo 2 “Bens móveis” e, depois, o código 1 “veículo automotor terrestre”
• Informe a localização e o Renavam do veículo
• Já no campo discriminação, você deve informar marca, modelo, placa e forma de pagamento (à vista ou financiado, com todos os detalhes possíveis, como valor de entrada, número e valor das parcelas e CNPJ do banco que financiou a compra)
• Em “Situação em 31 de dezembro de 2023”, deixe em branco, já que a compra ocorreu somente em 2024
• Em “Situação em 31 de dezembro de 2024”, você deve informar o valor que foi pago à vista ou a quantidade paga na entrada mais as parcelas somadas no ano, caso o veículo seja financiado
Declarar venda de carro
A venda do veículo também deve ser informada à Receita Federal no processo da declaração de IR.
É importante ressaltar que, caso o vendedor tenha obtido lucro com a venda do carro acima de R$ 35 mil, é necessário preencher a ficha de “Ganho de capital”. Neste caso, será calculado o imposto sobre o ganho de capital, que deverá ser informado primeiro no programa GCAP.
Já no cenário inverso – quando o preço da venda é menor do que o valor de aquisição –, não é aplicado imposto. Para isso, basta o vendedor informar o ganho na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”, no código 5.
Como declarar moto no Imposto de Renda?
A declaração de compra ou venda de motocicleta segue a mesma lógica da declaração de carros. Confira todo o passo a passo na seção acima.
Como declarar imóvel no Imposto de Renda?
Além de informar os dados de compra e venda de veículos, a Receita Federal também exige os dados relacionados à aquisição ou alienação de imóveis – tanto as casas e apartamentos financiados quanto quitados. Veja as etapas para a declaração abaixo:
Declarar imóvel financiado
Imóveis que foram adquiridos em 2024 através de financiamento devem ser declarados na ficha “Bens e direitos”:
• Após abrir a ficha, escolha o grupo 1 “Bens imóveis”
• Depois disso, selecione o código adequado para o tipo de imóvel (o código “11”, por exemplo, se refere a um apartamento, enquanto o código “12” trata-se de uma casa)
• No campo “Discriminação”, descreva os detalhes da compra, como número do contrato, CNPJ da instituição financeira, dados do vendedor e informações relacionadas ao imóvel
• Em “Situação em 31 de dezembro de 2023”, informe o total pago até o último dia de 2023 (se o imóvel foi comprado em 2024, deixe esse campo em branco)
• Em “Situação em 31 de dezembro de 2024”, informe o valor pago até o final de 2024
Declarar imóvel quitado
Já no caso de imóveis quitados, siga as instruções abaixo:
• Acesse a ficha “Bens e direitos”
• Selecione o grupo 1 “Bens imóveis”
• Em seguida, escolha o código relacionado ao tipo de imóvel (casa, apartamento, terreno ou outros)
• No campo “Discriminação”, informe o máximo de detalhes possíveis, incluindo endereço completo e gastos com cartório e valor utilizado do FGTS (quando for o caso)
• Se o imóvel foi adquirido e quitado em 2024, o campo “Situação em 31 de dezembro de 2023” deve ficar em branco. Neste caso, o valor total do imóvel deverá ser preenchido em “Situação em 31 de dezembro de 2024”
O que acontece se não declarar o veículo ou imóvel no Imposto de Renda?
Caso o contribuinte não declare as informações relacionadas à venda ou compra de veículos ou imóveis no Imposto de Renda, algumas medidas podem ser tomadas pela Receita Federal, como a aplicação de multas.
→ Clique aqui e confira mais detalhes!