Seu celular foi roubado? Confira o que fazer
Tempo de leitura: 2 minutos
Perdeu ou teve seu celular roubado? Sua linha de telefonia está fora do ar? Acalme-se e siga as ações recomendadas abaixo:
Avise bancos e instituições financeiras o quanto antes
Comunicar as instituições financeiras que você possui uma conta ou produto ativo para bloquear os serviços caso tenha acesso a eles via telefone.
Registre um boletim de ocorrência: entenda quando (e como) fazer
Registrar um B.O. pela internet, através do site da Secretaria de Segurança Pública do estado em que você vive, informando seus dados pessoais, documentos e detalhando a situação de roubo ou furto o máximo possível, pois as operadoras somente autorizam o bloqueio do dispositivo com o boletim de ocorrência em mãos.
Solicite o bloqueio do celular roubado e a linha telefônica
Entrar em contato com sua operadora telefônica e solicitar o bloqueio da sua linha e também do dispositivo – para o segundo, é preciso ter em mãos o número IMEI do celular e o boletim de ocorrência do fato.
IMEI é a sigla para International Mobile Equipment Identity, uma identificação única e global que todo celular tem – ele é formado por uma sequência de 15 números. Geralmente, o número está perto do código de barras ou na nota fiscal do produto no campo “Dados Adicionais”.
Uma vez bloqueado, o celular se torna inútil: ele fica completamente bloqueado e é impossível voltar a usá-lo.
Desconecte de redes sociais
Acessar as redes sociais de outro dispositivo (tablet, celular ou computador) e, nas configurações do seu perfil, pedir para encerrar a sessão de todos os dispositivos onde você estava conectado.
Quanto ao WhatsApp, bloqueie o chip de sua linha telefônica com a operadora o quanto antes e solicitar, via e-mail, que a conta seja desativada, conforme informações do fabricante do produto, clique aqui e saiba mais.
Proteja-se de golpes e fraudes com nossas Dicas de Segurança.
Artigo atualizado em: Junho de 2023