5 dicas para se proteger de golpes financeiros
Tempo de leitura: 3 minutos
Os meios de pagamentos digitais têm avançado cada vez mais com as novas tecnologias. Com isso, os golpes financeiros têm sido frequentemente aplicados de diferentes formas por fraudadores que enganam as vítimas para terem acesso à suas informações e desviar dinheiro.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) houve um aumento de 44% de golpes financeiros que utilizam nomes de instituições financeiras e aproveitam oportunidades para extrair informações e usam estratégias para chamar a atenção da vítima e fisga-la para o golpe.
Neste artigo iremos explicar como esses golpes acontecem e, claro, também vamos dar dicas de segurança para você se livrar deles. Acompanhe a seguir!
Como funcionam os golpes financeiros?
Grande parte dos golpes financeiros são feitos no modelo de phishing, que são aplicados através de links enviados por e-mail ou SMS e, ao clicar, o usuário será redirecionado a um site parecido com o do banco onde serão solicitados dados confidenciais como senha e número de cartão de crédito.
Um outro golpe muito comum é a clonagem do whatsapp. Os golpistas conseguem o número da vítima através de sites ou aplicativo de uma empresa em que a pessoa esteja cadastrada e através de um código por SMS conseguem acesso aos contatos e enviam mensagens se passando pela pessoa pedindo ajuda financeira.
Como não cair em golpes financeiros?
A boa notícia é que é possível se proteger de fraudes e reduzir as chances de ser enganado tomando alguns cuidados básicos principalmente com senhas e dados pessoais. Nós separamos 5 dicas para você evitar cair em golpes financeiros. Confira:
E-mail - Não abra e-mail ou clique em links enviados por remetentes desconhecidos, pois, normalmente, esses links te direcionam para páginas onde serão solicitadas informações pessoais, que podem permitir que os criminosos tenham acesso.
Compras online – Antes de concluir uma compra, confira sempre os dados comerciais da loja, faça pesquisa em sites como o Reclame Aqui e verifique as avaliações de outros consumidores.
Cartão de crédito - Cuidado com a privacidade da sua senha, confira sempre sua fatura, não forneça dados do cartão em sites desconhecidos e em caso de perda, roubo ou furto, faça o bloqueio do cartão imediatamente.
Empréstimos - Desconfie de ofertas com condições muito atrativas e fáceis com taxas e juros mais baixos do que os oferecidos no mercado. Opte por fazer simulações nos sites das instituições financeiras e não pague por nenhum valor solicitado antecipadamente.
Extratos – Faça um acompanhamento frequente dos extratos de suas despesas e, caso note algum débito indevido, entre em contato com a central de atendimento da instituição para que seja averiguado.
Seguindo essas dicas, além de evitar cair em golpes financeiros, você irá garantir a segurança e proteção ao seu dinheiro e estará sempre atento a propostas que levem a possíveis fraudes.